
DTM e Bruxismo - Abordagem
Com uma abordagem biopsicossocial que integra Odontologia e Fisioterapia, podemos entender melhor suas queixas e tornar possível tratar o seu corpo com uma abordagem integrada, olhando para o seu organismo enquanto um sistema que precisa restabelecer o equilíbrio novamente.
Repertório Terapêutico:
Terapia Manual
Laserterapia
Terapia neural e Odontologia Neurofocal
Bloqueio Anestésico
Gestão de Stress
Prescrição de Exercícios individualizados
Odontologia Neurofocal
Dispositivos Intra-orais ( placas)
Dispositivo Australiano Miofuncional
Suplementação
Prescrição de Canbinóides
Método ALIVIO mentoria on-line



Mentoria on-line em autocuidado

Disfunção Temporomandibular - DTM
A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que engloba uma série de problemas relacionados à articulação temporomandibular, que é a articulação que conecta o osso temporal do crânio com a mandíbula.
Essa disfunção pode causar uma variedade de sintomas, incluindo dor na mandíbula, dificuldade em abrir ou fechar a boca, estalos ou crepitação ao movimentar a mandíbula, dores de cabeça, dores de ouvido e até mesmo dificuldade para mastigar.
A DTM pode afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas, interferindo na capacidade de comer, falar e até mesmo dormir confortavelmente.
As causas da DTM podem variar, incluindo fatores como estresse, bruxismo (ranger dos dentes), problemas de má oclusão, lesões físicas na mandíbula, entre outros.
O tratamento da DTM geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, que pode incluir o uso de dispositivos de placa dental, terapia física, medicamentos para aliviar a dor e técnicas de relaxamento para reduzir o estresse.
Bruxismo: o que é?
O bruxismo pode ser caracterizado pelo ato parafuncional de apertar ou ranger dos dentes, podendo ocorrer de maneira consciente ou inconsciente, durante o sono ou em vigília.
Fatores psicossociais, os distúrbios do sono, o uso crônico de drogas de ação central, entre outros podem estar associados com tal condição.
Por ser de etiologia complexa e ainda obscura, é impossível estabelecer um tratamento padrão para todos os pacientes.
Mais uma vez precisamos colocar em ação nosso protocolo de diagnóstico visando implementar medidas importantes baseadas na educação do paciente, controle consciente do bruxismo, melhora na qualidade do sono e terapias de suporte podem ter sucesso no controle da parafunção e resolução da maioria dos sintomas.



DOR: UMA CIÊNCIA COMPLEXA
Uma variedade de sintomas coexistem entre pacientes que se queixam de DTM , tais como: cefaléia tensional, dor de dente sem causa específica, zumbido, vertigens, dor ao mastigar, dor ao abrir a boca, sensação de cansaço na face, bruxismo, dor cervical, dormência no braço, dor no ombro e hérnia de disco dentre outros.
O diagnóstico interdisciplinar visa facilitar o entendimento de como as alterações do sistema postural estão conectadas ao sistema estomatognático e vice versa.
